VISITA DA IMAGEM PEREGRINA



A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima irá visitar as paróquias do nosso Concelho de Ferreira do Zêzere de 30 de abril a 3 de maio de 2015.

Muitas iniciativas já foram tomadas como forma de nos ajudar a preparar esta Visita e muitas pessoas estão comprometidas para que Nossa Senhora seja acolhida o melhor possível entre nós. Há 58 anos atrás foi semelhante… Sabe-se que, no ano 1957, a Imagem Peregrina visitou nas seguintes datas as nossas paróquias: Beco – 13 a 20 de outubro; Paio Mendes – 20 a 27 de outubro; Dornes – 27 de outubro a 3 de novembro; Chãos – 3 a 10 de novembro; Areias – 10 a 17 de novembro; Pias – 17 a 24 de novembro; Igreja Nova – 24 de novembro a 1 de dezembro; Águas Belas – 1 a 8 de dezembro; Ferreira do Zêzere – 8 a 15 de dezembro. A Diocese de Coimbra, no chamado “Livro de Ouro”, guarda o registo de muitas pessoas que ao tempo colaboraram na receção da Imagem Peregrina no nosso Concelho. Podem consultar-se algumas delas aqui.

Entretanto, o programa da Visita da Imagem Peregrina já foi divulgado, bem como o Guião com os conteúdos que serão utilizados nesses dias. Ambos podem ser descarregados em baixo. Motivamos todas as pessoas do Concelho (mesmo que a Imagem não passe na sua rua) a participarem no acolhimento de Nossa Senhora (sobretudo pela decoração das suas casas com flores, colchas, e motivos alusivos a Nossa Senhora) nos dias da Visita, e, particularmente, a aproveitarem a riqueza dos vários momentos celebrativos, litúrgicos, e catequéticos (sendo o pregador convidado, o P. Alberto Sousa, sj, superior da Comunidade jesuíta do Colégio das Caldinhas, nas Caldas da Saúde). Destacamos o encerramento comum da Visita, com uma eucaristia campal a realizar em Dornes, presidida pelo sr. Bispo D. Serafim Ferreira e Silva, na qual faremos a consagração da nossa Unidade Pastoral a Nossa Senhora. Salientamos também o facto de que durante o período da noite (das 00h30 às 06h30), a Imagem permanecerá sempre na igreja de Ferreira. Até ao final deste mês de março estão abertas inscrições, na Casa Paroquial de Ferreira do Zêzere, para quem desejar assumir a responsabilidade de orientar uma das horas de oração noturna. 

Para a entrega solene da Imagem Peregrina na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, a Unidade Pastoral irá reservar os autocarros que forem necessários para as pessoas que nela desejem participar. A reserva de lugar em autocarro poderá ser feita na sacristia de cada paróquia, em folha própria, até ao dia 20 de abril, sabendo que o preço e o local de entrada no autocarro serão divulgados mais tarde, de acordo com as inscrições.

Que esta Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima seja para todos ocasião de festa, mas também de solidificação dos vínculos de unidade, de renovação da fé cristã, e de divulgação da Mensagem de Fátima!